Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa?

Qual valor mínimo você precisa faturar para cobrir os custos mensais da sua empresa? Se você sabe o que é ponto de equilíbrio financeiro, entende a sua importância, mas ainda não sabe exatamente como aplicar esse conceito no seu dia a dia, você está no lugar certo. 

Juntos, vamos desmistificar esse assunto e aprender, de forma prática e fácil, como aplicá-lo para melhorar sua gestão.

Emreendedor comemora ter conseguido o ponto de equilíbrio, olhando para a tela do laptop e segurando um relatório financeiro positivo.

O que é ponto de equilíbrio financeiro?

O ponto de equilíbrio financeiro, também chamado de Break Even Point, é aquele momento em que o faturamento da sua empresa é suficiente para cobrir todas as despesas. Em outras palavras, é o ponto em que você “empata”, sem lucro, mas também sem prejuízo. Saber calculá-lo é essencial para qualquer empresário, pois permite uma visão clara de quanto é necessário vender para que a operação seja sustentável.

Pense na sua empresa como uma balança de dois pratos. O ponto de equilíbrio é o momento em que os dois lados estão perfeitamente alinhados. De um lado, você tem os custos da sua empresa; do outro, as receitas. Se o prato dos custos pesar mais, o seu negócio ficará desequilibrado, trazendo prejuízos. Entretanto, se o prato da receita for o mais pesado, você começará a ter lucro.

Por que o ponto de equilíbrio é importante?

Imagine que você está pensando em lançar um novo produto ou serviço. Antes de colocar a iniciativa e prática, é preciso saber o impacto que essa ideia terá nas finanças. Sem entender o ponto de equilíbrio, você tomará decisões arriscadas, por não saber o mínimo que precisa vender para cobrir seus custos. 

Entender o seu ponto de equilíbrio também te ajudará – e muito –  a negociar com o fornecedor, pois você saberá quanto investir sem comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Vamos apresentar outro possível cenário: sua empresa está enfrentando uma queda nas vendas. Saber o ponto de equilíbrio é essencial para saber quanto essa redução afeta a sua empresa e até onde você deve  seguir sem entrar no vermelho. Mas qual é a vantagem de ter essa informação em mãos? Você tomará medidas mais assertivas, como o ajuste de custos ou a criação de novas estratégias de vendas.

Já que estamos falando sobre tomar decisões mais seguras, você sabia que o relatório financeiro da Eutbem pode ajudá-lo a avaliar a saúde financeira dos seus clientes e fornecedores?

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Como calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa?

Agora que você entendeu a importância do ponto de equilíbrio, vamos ao cálculo. A fórmula pode parecer um pouco técnica, mas não se preocupe, vamos descomplicar juntos.

A base do cálculo é simples: 

Ponto de Equilíbrio = Custos Fixos / Margem de Contribuição. 

Mas o que isso significa na prática?

Custos fixos são aqueles que não variam com o volume de produção ou vendas. Por exemplo: aluguel, salários de funcionários e despesas administrativas. Esses custos existem independentemente do quanto você vende.

Já a margem de contribuição é o valor que sobra do preço de venda de um produto após subtrair os custos variáveis, ou seja, aqueles que aumentam conforme a produção ou vendas aumentam, como matéria-prima ou comissões.

Suponha que você tem uma loja de roupas. Seus custos fixos mensais são de R$10mil. Cada peça de roupa que você vende custa R$50 para produzir (custo variável), mas você vende por R$100. Isso significa que sua margem de contribuição é de R$50 por peça.

Aplicando na fórmula: R$10.000 (custos fixos) / R$50 (margem de contribuição) = 200 peças.

Ou seja, você precisa vender 200 peças de roupa por mês para cobrir todos os seus custos. A partir dessa quantidade, qualquer venda adicional começa a gerar lucro para a sua empresa.

5 dicas de como aplicá-lo no dia a dia da sua empresa

Compreender o ponto de equilíbrio financeiro é apenas o primeiro passo. A verdadeira vantagem vem da aplicação prática desse conhecimento no dia a dia.

A seguir, veja algumas maneiras de empregar essa informação para melhorar a gestão da sua empresa e garantir sua sustentabilidade.

1- Monitoramento contínuo das vendas

Estabeleça uma forma de monitorar suas vendas em relação ao ponto de equilíbrio. Ao observar as receitas, você automaticamente perceberá quando essas vendas estão abaixo do ideal e agir rapidamente. Se necessário, lance uma campanha de marketing ou faça ajustes nos preços para manter o negócio no caminho certo.

2- Ajuste de custos

Faça uma revisão regular dos seus custos fixos e variáveis para descobrir onde economizar. Dica extra: cortar ou renegociar alguns custos fixos, reduzirá o seu ponto de equilíbrio,e isso ajudará na sustentabilidade financeira da empresa.

3- Planejamento de investimentos

Use o ponto de equilíbrio para planejar novos investimentos. Antes de expandir seu estoque, lançar um novo produto ou contratar mais funcionários, verifique como essas mudanças impactarão o ponto de equilíbrio. Dessa forma, você pode garantir que seus investimentos serão financeiramente viáveis e contribuirão para o crescimento saudável da empresa.

4- Revisão de Preços

Não se esqueça de revisar seus preços de tempos em tempos. Se os custos aumentarem ou houver mudanças no mercado, ajuste esses valores. Essa medida não apenas melhora sua margem de lucro, como também facilita a superação do ponto de equilíbrio. 

5- Análise de desempenho regular

Realize análises regulares do desempenho da sua empresa em relação ao ponto de equilíbrio. Revise os relatórios financeiros e compare os resultados com seus objetivos.

Uma coisa é certa: ao integrar essas práticas na gestão diária, você certamente tomará decisões mais seguras e conduzirá sua empresa de forma mais eficiente. 

Para ampliar ainda mais essa segurança, consulte o CNPJ dos seus fornecedores e clientes com o relatório financeiro da Eutbem. 

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