8 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio

Quem tem um negócio sabe que uma das grandes preocupações está relacionada à diminuir a inadimplência. Claro que não existe uma receita de bolo que seja à prova de falhas e que garantirá o fim da inadimplência. Mas algumas dicas podem ser úteis para lidar com ela.

Diversos fatores podem levar à inadimplência, fazendo com que parcelamentos e pagamentos recorrentes, por exemplo, não sejam honrados conforme o combinado. E aí surge a dúvida sobre como diminuir a inadimplência que afeta a saúde financeira do negócio.

O principal objetivo envolve diminuir, o máximo possível, o número de clientes em débito com o seu negócio. Isso ajudará a diminuir a inadimplência e deve ser feito de forma amigável, sem prejudicar a relação com seu consumidor ou cliente.

A seguir, veja algumas dicas importantes sobre diminuir a inadimplência no seu negócio!

Como diminuir a inadimplência?

Um dos fatores mais importantes na hora de pensar sobre como diminuir a inadimplência é planejar conseguir bons resultados sem causar danos no relacionamento com o cliente ou danos à imagem de seu negócio. Por isso, uma primeira regra importante é haver cordialidade nas cobranças. Para te ajudar a diminuir a inadimplência, separamos oito dicas importantes para aplicar em seu negócio.

8 dicas para reduzir a inadimplência

Existem algumas atitudes que você pode tomar para diminuir a inadimplência. Veja a seguir a lista.

1. Busque informações 

Uma boa forma de evitar a inadimplência é identificar se o seu cliente é um bom pagador. Isso pode ser feito por meio de relatórios de crédito, documentos que oferecem dados essenciais para a análise de riscos de pessoa física ou jurídica. Os relatórios de crédito são fornecidos pelos bureaus de crédito, como a Boa Vista, que consolidam informações de bancos, cartórios etc. 

Esses relatórios são analisados por um time especializado, traçando o comportamento de pagamento  de um CPF ou CNPJ. Com eles em mãos, você pode identificar as melhores formas de venda para determinado cliente, incluindo se vende ou não de forma parcelada e os produtos que vai oferecer.

2. Compreenda seu cliente

Cultive sempre boas relações para diminuir a inadimplência do seu negócio. Na hora da cobrança, seja compreensivo. Cobranças excessivas podem gerar reclamações nas redes sociais e prejudicar a imagem de sua empresa. Você tem direito à cobrança, mas pode fazer isso de forma amigável.

3. Ofereça formas de pagamento diversificadas

Essa é uma boa forma de diminuir a inadimplência, já que abre um leque de possibilidades para o seu cliente. Ofereça formas diversificadas de pagamento, incluindo: pagamento recorrente em débito automático, cartão de crédito ou débito e boleto.

4. Premie quem paga em dia

O reforço positivo é uma boa maneira de cultivar boas relações com o seu cliente e de diminuir a inadimplência. Você pode, por exemplo, oferecer benefícios para pagamento antecipado ou à vista, bônus em próximas compras e até oferecer pontos que se acumulam para oferecer desconto. 

5. Esteja disposto a negociar e fazer acordos

Talvez você não receba o montante total de um cliente inadimplente como gostaria, mas um acordo pode garantir um risco reduzido de prejuízo para seu negócio. Talvez você precise fazer alguma concessão, como retirar juros ou multas.

6. Tenha controle dos números

Você só consegue ter um controle sobre a inadimplência se controlar os números diariamente. Crie réguas de cobrança e agregue ao seu negócio serviços de controle financeiro. Com isso, as chances de diminuir a inadimplência sobem consideravelmente.

7. Descubra os fatores que levam à inadimplência

Talvez alguma estratégia errada na concepção do controle financeiro de seu negócio possa estar levando a um aumento da inadimplência. Freie, analise e entenda o funcionamento do seu negócio. Descubra quem é seu cliente-alvo e trace estratégias particulares para lidar com o perfil dele.

8. Tenha uma área acessível para o cliente

Isso faz muita diferença na hora de diminuir a inadimplência. Invista em uma área do cliente bem estruturada, acessível e fácil de compreender, com facilidade de pagamento. Isso reduz a burocracia e facilita a vida do cliente que quer negociar suas dívidas.

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