A Consulta Eutbem foi destaque recentemente na mídia! Os CEOs e idealizadores da empresa, Marcelo Gotha e Márcio Ferreira, escreveram um artigo sobre a relevância da análise de crédito na sustentabilidade financeira das empresas. Eles abordam como essa prática é fundamental para garantir a saúde financeira e o crescimento sustentável, especialmente para micro e pequenos empresários.
Marcelo Gotha costuma dizer que “a análise de crédito não é apenas uma ferramenta de avaliação de risco, mas também um pilar para a tomada de decisões estratégicas que impactam a longevidade e o sucesso de qualquer negócio.”
Confira abaixo a matéria completa publicada pelo portal Economia SP:
A importância da análise de crédito na sustentabilidade financeira de uma empresa
Como empresários comprometidos com a saúde financeira de pequenas e médias empresas de nossos clientes, entendemos profundamente a importância da análise de crédito para garantir a sustentabilidade dos negócios. Ela surge, cada vez mais, como uma estratégia importante na mitigação de um desafio persistente no cenário brasileiro: a inadimplência.
Conforme revelado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), o número de pessoas nessa situação continua em ascensão, acarretando um perigo financeiro iminente para as empresas. Atualmente, há cerca de 66,6 milhões de brasileiros com “o nome do vermelho”, segundo o levantamento.
Primeiramente, é necessário entender que avaliando a capacidade de pagamento dos clientes é possível evitar dificuldades de caixa e, consequentemente, garantir que o faturamento tenha um aumento mais consistente. Além disso, esse tipo de análise proporciona uma maior previsibilidade financeira, permitindo que a empresa mantenha suas contas organizadas e planeje com mais eficiência suas estratégias de investimento e expansão.
É preciso entender que nem toda venda é boa para o seu negócio. Entregar um produto ou serviço e não receber o pagamento pode invalidar diversas outras vendas bem-sucedidas e colocar a saúde financeira da empresa em risco. Por isso é tão importante conhecer o perfil de quem está do outro lado da mesa e os riscos que se apresentam para fechar negócios.
Outro aspecto relevante é a proteção da reputação do negócio. Evitar transações com clientes de alto risco não apenas resguarda nossas finanças, mas também preserva a credibilidade e a confiança da nossa marca no mercado.
Ademais, uma análise de crédito sólida é fundamental para o acesso a recursos financeiros. Instituições que têm esse foco e investidores valorizam empresas que demonstram uma gestão financeira responsável, facilitando o acesso a empréstimos e investimentos que impulsionam o crescimento dos negócios.
Sabemos que nem sempre é fácil para pequenas empresas conseguirem fazer essa análise de crédito. Muitas delas nem tem uma área financeira bem estruturada, mas hoje já existem serviços de análise de crédito feitos sob medida para pequenos e médios empresários, sem necessidade de fazer contratos, pagando apenas pelo que consomem, diretamente pela internet e que facilitam a análise dos dados, minimizando dores de cabeça em suas negociações.
Adotar melhores práticas é um investimento no futuro sustentável de um negócio. Somente uma base financeira sólida nos permite enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de crescimento com confiança, promovendo a sustentabilidade financeira a longo prazo.
Fonte: Redação Economia SP